O autor descreve o caso de uma paciente que apresenta o olho direito com o sulco palpebral profundo e enoftalmia deste lado, tratado durante uma década com Bimatoprost tópica. Concluem que os achados clínicos são provavelmente efeitos colaterais do medicamento.
Enoftalmia causada por uso tópico unilateral de Bimatoprost
(A) Fundus photography of the right eye showing a circumscribed yellow-orange choroidal mass located along the inferotemporal vascular arcade. (B) Optical coherence tomography (OCT) demonstrating a dome-shaped choroidal mass with subretinal fluid, retinal pigment epithelium alterations, cystoid macular edema, and outer retinal damage.
Herzog NetoG. Enoftalmia causada por uso tópico unilateral de Bimatoprost. Rev Bras Oftalmol. 2016;75(1):55-7.
Herzog Neto,Guilherme. Enoftalmia causada por uso tópico unilateral de Bimatoprost. Rev Bras Oftalmol., v. 75, n. 1, p. 55-57, fev. 2016.
Herzog Neto,G. (2016). Enoftalmia causada por uso tópico unilateral de Bimatoprost. Rev Bras Oftalmol.,75(1), 55-57.
Herzog Neto,Guilherme. Enoftalmia causada por uso tópico unilateral de Bimatoprost. Rev Bras Oftalmol. [online]. 2016, vol. 75, n. 1, [cited 2026-10-26], pp.55-57. Available from: <https://www.rbojournal.org/article/enoftalmia-causada-por-uso-topico-unilateral-de-bimatoprost/>. ISSN 0034-7280.